Seja bem-vindo ao Repórter Especial

acompanhe-nos:

POLÍTICA

Embaixada da China vê suposta fraude em sementes enviadas ao Brasil
Sementes misteriosas chegaram em 5 estados mais o DF
Por Repórter Especial
02/10/2020 - 19h33
Foto: Gabriel Zapella/Arquivo pessoal

A Embaixada da China se pronunciou sobre as misteriosas sementes, que chegaram às casas de brasileiros. Os saquinhos com o material foram recebidos por moradores de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal. Em todos os casos, o produto chegou pelos Correios, após compras on-line.

Em nota, a Embaixada disse ter obtido a informação sobre sementes, através do Ministério da Agricultura. Porém, ressaltou que “sementes são artigos de envio proibido ou restrito para os países membros da União Postal Universal (UPU)”. Nesse caso, os Correios da China seguem, rigorosamente, as disposições da UPU e vetam o transporte postal de sementes. “Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados”, detalha a nota.

A embaixada ressaltou a disposição de “cooperar com a investigação das autoridades brasileiras”. Nessa quinta-feira, 02, a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal informou que investiga, pelo menos, duas denúncias, de pessoas, que receberam “sementes misteriosas” no DF. A pasta entrou em contato com elas para orientá-las a encaminhar os grãos para análise da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

voltar página anterior
IR AO TOPO